Teste genético: ajuda no tratamento contra câncer e evita novos tumores

44% das mortes por câncer estão relacionadas a fatores de risco evitáveis
10 de outubro de 2022
O que é a estenose diverticular do cólon?
24 de outubro de 2022

Teste genético: ajuda no tratamento contra câncer e evita novos tumores

A frase “prevenir é melhor que remediar” não é apenas um ditado popular, ela representa muito bem a finalidade do teste genético quando o assunto é câncer. 

Por isso, novas pesquisas e investimentos voltados à prevenção dos mais diversos tipos de cânceres estão em alta.

Um dos passos mais importantes para a prevenção do câncer é a mudança de hábitos, como a adequação alimentar, a suspensão do consumo de álcool e cigarro e a realização de atividades físicas regularmente. 

Mas, para além disso, o sequenciamento genético também pode contribuir muito para determinar quais as melhores atitudes que devem ser adotadas para prevenção da doença de acordo com a predisposição identificada.

O que o teste genético pode determinar?

A finalidade do teste genético é identificar alterações genéticas que nos permitem determinar quais chances o paciente tem de desenvolver um certo tipo de câncer. Assim, podemos indicar exames periódicos para prevenção ou identificação da doença em seu início, antes que os sintomas apareçam. 

Além disso, ele pode auxiliar a determinar qual o tratamento é mais adequado para os tumores, dependendo da mutação identificada. 

Da mesma forma, os familiares desse paciente também poderão se beneficiar do teste ao saberem quais suas chances de desenvolvimento da doença.

Quem deve realizar esse teste?

Não há recomendações para que a população saudável busque esse tipo de exame. A indicação é feita para aqueles que têm histórico de câncer na família ou para pacientes que tiveram câncer em idade jovem, tenham desenvolvido mais de um câncer, além de outras características que nos façam suspeitar de doença hereditária. 

A etapa que antecede o exame é o aconselhamento genético. Nele, coletamos informações importantes da história pessoal e familiar de câncer. Orientamos o paciente sobre o teste genético, sua necessidade e seus possíveis resultados e implicações. E caso realmente haja uma suspeita de câncer hereditário solicitamos a realização do teste genético para confirmar ou não o diagnóstico. 

Qual profissional realiza o aconselhamento genético?

O aconselhamento genético é feito por um profissional especialista, mas a indicação para a procura desse profissional pode ser feita por médicos de outras áreas que encontrem em seus pacientes características suspeitas de uma síndrome hereditária. 

Quais as vantagens de se realizar o teste genético?

A primeira vantagem para o paciente é que ele e seus familiares possam fazer uma prevenção de câncer personalizada, com exames periódicos específicos, além de fazer o diagnóstico precoce da doença e tratá-la e suas fases iniciais, o que aumenta consideravelmente as chances de sucesso.

Essa medida ajudará a preservar a sua qualidade de vida, sua produtividade, seu bem-estar e sua saúde física e mental.

Em segundo lugar, também podemos citar que o custo financeiro demandado por esse tipo de prevenção é muito menor que o gasto para se tratar um câncer em fase tardia.

A prevenção é sempre a melhor escolha. Por isso, se houver suspeitas, procure seu médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?