Conheça o tratamento da fístula com seton

4 receitas para ter um intestino saudável
4 receitas para ter um intestino saudável
15 de outubro de 2020
Entenda como as doenças inflamatórias intestinais podem causar problemas reumáticos
Entenda como as doenças inflamatórias intestinais podem causar problemas reumáticos
29 de outubro de 2020

Conheça o tratamento da fístula com seton

Conheça o tratamento da fístula com seton

A fístula é um problema anal relativamente comum e que pode ser bastante incômodo para o paciente. Como é muito raro que uma fístula se cure espontaneamente, costuma ser necessário realizar intervenção cirúrgica, inclusive, para evitar complicações como a formação de um abcesso. 

Em alguns casos de fístula complexa ou quando o paciente tem doença de Crohn, por exemplo, o seton pode ser um grande aliado do tratamento.

O que é fístula anal

A fístula é, basicamente, um túnel anormal que conecta a região interna do ânus com a superfície da pele perianal do paciente. Ou seja, começa por um pequeno orifício dentro do canal anal, passa através do esfíncter (músculo) anal, e termina num orifício que pode estar próximo à borda anal ou mais afastado. 

Uma fístula pode ser simples ou complexa, sendo que a primeira se caracteriza por um só túnel, e a segunda por um túnel bifurcado, que se divide entre um ou mais locais de drenagem. Em todos esses casos, a fístula não cicatriza sozinha porque o túnel é revestido por um tecido que impede a cicatrização.

Além disso, o trajeto que a fístula percorre em relação aos músculos esfincterianos também caracteriza o nível de complexidade da doença. Quanto maior o acometimento esfincteriano, mais desafiador é o tratamento. 

Os casos de fístulas simples, sem grande acometimento esfincteriano, costumam ser mais simples de tratar porque é possível remover cirurgicamente todo o canal da fístula sem prejudicar a continência fecal (capacidade de segurar as fezes).

Já nos casos de fístulas complexas, com mais de um trajeto e grande acometimento do esfíncter não é possível retirar a fístula sem cortar os músculos e sem causar incontinência fecal, então esse tipo de técnica cirúrgica não é indicada. 

Devido a todos esses fatores, é sempre fundamental estudar a anatomia de cada fístula para buscar a técnica de tratamento mais adequada para cada caso, levando em conta, inclusive, a existência de doenças associadas. 

Sintomas da fístula anal

Os sintomas mais comuns da fístula anal costumam ser os seguintes:

  • Abcessos (infecções) recorrentes, com secreção purulenta e/ou sanguinolenta;
  • Coceira no ânus;
  • Inchaço no local;
  • Dor local;
  • Febre em caso de abscesso 

Causas da fístula anal

Quando uma glândula anal infecciona, costuma acontecer um acúmulo de pus chamado de abcesso anal que pode gerar uma fístula. 

Estima-se que cerca de 80% das fístulas sejam causadas por abcessos anais. Em contrapartida, metade dos abcessos evoluem para fístula. 

Outra causa comum de fístula anal é a doença inflamatória intestinal, principalmente a Doença de Crohn. 

Tratando a fístula com seton

Principalmente casos de fístulas complexas, com abscesso ou pacientes com doença de Crohn, costumam se beneficiar muito do tratamento com seton.

O seton de drenagem é uma espécie de fio que é passado do orifício interno ao orifício externo e é amarrado na parte de fora do ânus. Seus principais objetivos são os seguintes:

  • Manter a região drenada para evitar o acúmulo de pus
  • Definir o trajeto da fístula
  • Em fístulas complexas, definir o trajeto que será tratado posteriormente 
  • Em pacientes com doença de Crohn, o seton poderá ser parte do tratamento da doença inflamatória intestinal.

Ou seja, o seton pode ser uma parte muito importante do tratamento da fístula, que costuma preceder o tratamento cirúrgico definitivo ou, no caso de pacientes com DII, integrar outras estratégias de tratamento. 

De fato o seton costuma causar ardor, incômodo ao sentar e dificultar a limpeza da região (que, inclusive, deve sempre ser feita com água e nunca papel higiênico). Entretanto, a presença do seton é temporária e em alguns casos tem um papel importante durante o tratamento da fístula. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?