A descoberta precoce do câncer colorretal aumenta em 90% as chances de cura

Chega de #fakenews!
9 de janeiro de 2020
Assinatura genética do câncer de mama ajuda em prognóstico da doença
5 de fevereiro de 2020

A descoberta precoce do câncer colorretal aumenta em 90% as chances de cura

A importância do diagnóstico precoce do câncer colorretal. 

Com a incidência do câncer do intestino cada vez mais maior e mais cedo, a adoção de uma vida saudável e as visitas regulares ao médico devem ser compromissos inadiáveis na agenda para prevenir ou detectar o problema precocemente. 

O melhor exame para detectar pólipos pré-malignos é a colonoscopia. Esse exame é recomendado para pessoas a partir dos 45 anos. Se você já teve casos na família, marque sua primeira avaliação aos 40 anos ou 10 anos antes da idade em que o familiar descobriu a doença (o que vier primeiro). E não se preocupe, a colonoscopia é feita sob sedação e você não sentirá dor ou desconforto. 

Por meio da colonoscopia o médico identifica os pólipos e pode removê-los, o que reduz para praticamente zero a possibilidade daquele pólipo desenvolver um câncer. Entretanto se o câncer já existe, detectá-lo em estágio inicial pode dar ao paciente a esperança de até 90% de cura.

A mais efetiva ação contra o aparecimento do câncer do intestino é uma rotina baseada em hábitos saudáveis.  Aconselhamos o abandono do consumo de carnes processadas como o bacon, presunto, salsicha e salame. Tenha uma alimentação rica em fibras como as frutas, verduras e os cereais integrais. Abandone o cigarro e evite o excesso de bebida alcoólica. A sua saúde agradece!

Estar acima do peso aumenta a sua probabilidade de desenvolver o câncer. Reserve cerca de 30 minutos diários para alguma atividade física de médio impacto (caminhada, pedaladas, dança…) e reduza as chances de desenvolver a doença em 50%. Portanto, mexa esse corpo! 

Embora o câncer colorretal não apresente sintomas em sua fase inicial, preste atenção se há sangue no vaso sanitário, no papel higiênico ou roupa íntima. Sinais como a perda de peso sem motivo aparente, alterações na frequência do funcionamento intestinal e mudanças na aparência das fezes são motivos para você procurar auxílio médico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?