Respondendo 5 dúvidas sobre a cirurgia laparoscópica

Como deve ser a dieta de quem enfrentou o câncer de intestino
Como deve ser a dieta de quem enfrentou o câncer de intestino
11 de março de 2021
Cinco maneiras de diminuir o risco de ter câncer de intestino
Cinco maneiras de diminuir o risco de ter câncer de intestino
25 de março de 2021

Respondendo 5 dúvidas sobre a cirurgia laparoscópica

Respondendo 5 dúvidas sobre a cirurgia laparoscópica

A cirurgia laparoscópica é um procedimento minimamente invasivo em que, por meio de pequenas incisões no abdome do paciente,  inserimos um dispositivo com microcâmera e instrumentos cirúrgicos especiais para trabalhar dentro da cavidade abdominal. Essa descrição te causa estranhamento?

Por muito tempo, a imagem que as pessoas tinham de uma cirurgia abdominal era justamente o paciente deitado com um grande corte na barriga para que o médico fosse capaz de acessar seus órgãos. 

Trata-se de uma cirurgia aberta, técnica útil e muitas vezes necessária, mas que, cada vez mais, vem sendo substituída por métodos menos invasivos, como a laparoscopia. Para o paciente, isso significa menos dor pós-operatória, recuperação mais rápida e cicatrizes menores.

Como essa se tornou uma prática rotineira no meu cotidiano como cirurgiã, quero trazer para vocês as principais dúvidas dos meus pacientes a respeito da cirurgia laparoscópica. Vamos lá?

A cirurgia laparoscópica é segura?

Todo procedimento cirúrgico oferece riscos, seja ele minimamente invasivo ou não. Entretanto, as cirurgias laparoscópicas oferecem menores riscos de sangramento e de complicações pós-operatórias justamente por causarem o mínimo de dano possível aos tecidos do corpo humano. 

Fatores como o estado de saúde geral do paciente e a experiência do cirurgião também têm papel importante quando o assunto é segurança, não só na laparoscopia, como em qualquer procedimento. 

Vou precisar de anestesia geral?

Sim, por diferentes motivos. Um deles é que, apesar de se tratar de um procedimento minimamente invasivo, a anestesia geral é fundamental para garantir que o paciente fique totalmente imóvel. 

Com sedação comum, por exemplo, o paciente pode se mover durante a cirurgia, o que prejudicaria o resultado do procedimento e até colocaria a sua vida em risco.  

Como vai ser o meu pós-operatório?

O período de internação dependerá da cirurgia realizada, mas em geral o procedimento realizado por via laparoscópica permite uma alta hospitalar mais precoce do que a cirurgia aberta. 

É normal sentir um pouco de dor e desconforto depois de uma cirurgia laparoscópica, mas a equipe médica irá receitar medicação oral, que poderá continuar sendo utilizada, se necessário, depois da alta hospitalar.

Em quanto tempo posso voltar ao trabalho depois de uma cirurgia laparoscópica?

Depende da cirurgia realizada, da evolução de cada paciente e do nível de atividade que o trabalho exige. Se a sua profissão for em escritório, por exemplo, podendo ficar a maior parte do tempo sentado, costuma ser possível voltar ao trabalho antes do que uma pessoa que necessita esforço físico para trabalhar. 

Em geral os pacientes submetidos a cirurgias laparoscópicas voltam a trabalhar antes que os pacientes operados por via aberta, devido a uma recuperação pós operatória mais rápida. 

Caso um estoma tenha sido realizado, será necessário um período de adaptação e aprendizado para lidar com a nova situação e, no início, passar o dia inteiro fora de casa pode ser um desafio para o paciente, mas a equipe médica está preparada para orientá-lo. 

Qualquer cirurgião pode fazer uma cirurgia laparoscópica?

Não! É necessário passar por um treinamento específico para realizar cirurgias por via laparoscópica. 

Como falei, a experiência do médico também é um fator importante para que a cirurgia seja um sucesso, então escolha de maneira sábia!

Espero que esse post tenha te ajudado a entender melhor a cirurgia laparoscópica. Se a sua dúvida ficou de fora desse post, deixe nos comentários! 

2 Comentários

  1. Aqui é a Carla Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

  2. Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?