As vantagens da laparoscopia no tratamento de doenças intestinais

Os problemas perianais que podem indicar doença inflamatória intestinal
Os problemas perianais que podem indicar doença inflamatória intestinal
3 de dezembro de 2020
No Reino Unido, teste genético passa a ser recomendado para mulheres com câncer de útero
No Reino Unido, teste genético passa a ser recomendado para mulheres com câncer de útero
17 de dezembro de 2020

As vantagens da laparoscopia no tratamento de doenças intestinais

As vantagens da laparoscopia no tratamento de doenças intestinais

A cirurgia laparoscópica revolucionou os procedimentos cirúrgicos, principalmente aqueles realizados na região abdominal. Essa técnica minimamente invasiva possibilita realizar cirurgias de grande porte por meio de pequenas incisões no abdome do indivíduo, fazendo com que a recuperação pós-operatória seja mais rápida e menos dolorosa para o paciente. 

Para que o cirurgião consiga enxergar dentro do abdômen do paciente, uma câmera de alta resolução é inserida por uma das aberturas. Pelas outras, inserimos portais que permitem trocar instrumentos que vão manipular, cortar e suturar os tecidos durante o procedimento, tudo controlado pelo cirurgião. 

A laparoscopia em cirurgias intestinais

A cirurgia minimamente invasiva do intestino passou por mais de 20 anos anos de evolução e é, atualmente, uma técnica muito segura e sofisticada. 

Com o tempo, os cirurgiões se tornaram mais capacitados e os equipamentos e materiais mais precisos e resistentes, de maneira que a videolaparoscopia é utilizada no tratamento da grande maioria das doenças intestinais que necessitam de intervenção cirúrgica, como diverticulose, doença de Crohn, retocolite ulcerativa, câncer colorretal, endometriose e até mesmo na remoção de pólipos grandes ou na correção do prolapso retal. 

Nesse sentido, a laparoscopia se destaca por permitir ao médico fazer a intervenção no cólon do paciente com mínimo possível de dano às estruturas adjacentes. Afinal, se o objetivo é remover uma parte do intestino do paciente, por exemplo, não é necessário fazer um corte grande em seu abdômen: esse tecido pode ser ressecado dentro do paciente, e transportado para fora do corpo através de uma incisão menor. 

Vantagens da cirurgia laparoscópica

A cirurgia laparoscópica oferece muitas vantagens em relação à técnica aberta. A recuperação do paciente é mais rápida, com menos dor e reintrodução dos alimentos mais cedo. 

Como consequência, o indivíduo permanece menos tempo no hospital e retorna mais cedo para suas atividades pessoais, como o trabalho e estudo. Além disso, as taxas de complicações como sangramentos, por exemplo, são reduzidas. 

Um outro aspecto interessante da cirurgia laparoscópica é que essa técnica é especialmente vantajosa e segura para pessoas obesas e idosas, sendo necessário apenas utilizar métodos e estratégias específicas de acordo com a presença de outras comorbidades. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?