Já comeu semente de chia hoje?

Preocupação dos brasileiros com a alimentação está acima da média global
3 de agosto de 2018
Formosa ou papaia: qual mamão é o mais nutritivo?
22 de agosto de 2018

Já comeu semente de chia hoje?

A origem antiga da semente de chia mostra como ela é poderosa: nativa da Guatemala, já chegou a ser usada por guerreiros guatemaltecos em suas longas viagens. De acordo com as lendas da época, uma colher de sopa da semente poderia sustentar uma pessoa por um dia inteiro.

É claro que passar o dia todo apenas com chia não é recomendado, nem fazer dela como a base de uma alimentação. Mas adicioná-la a sua dieta pode trazer benefícios valiosos para a saúde.

A chia possui um alto valor nutritivo, é repleta de antioxidantes, contém ômega-3, fibras, vitaminas, minerais como magnésio e potássio e proteínas completas, sendo considerada um dos poucos alimentos a oferecer um valor nutricional tão alto.

Pode ser encontrada em semente, farinha, óleo e cápsulas. Mas a semente é a que contém mais fibras. A recomendação diária é de, no máximo, duas colheres de sopa, o que equivale a 100g e 480 calorias.

Dicas para o consumo

Adicione 1/4 de xícara de sementes de chia em 1/2 xícara de água e mexa bem para evitar aglomeração. Espere alguns minutos e misture novamente. Em seguida, deixe de molho de 5 a 10 minutos, até que um gel se forme.

Esse gel pode ser adicionado a alimentos como cereais, condimentos, molhos de salada, geléias e produtos lácteos como iogurte e creme de leite, sendo mantido na geladeira por até duas semanas sem perder suas prioridades.

As sementes também podem ser adicionadas em frutas, iogurtes e preparações como bolos, sopas, pães e massas, enriquecendo outras farinhas.

Algumas receitas levam a chia em seus ingredientes e, além de saborosas, são fortes aliadas para a regularização do intestino:

Pudim de Chia, by Pati Bianco

Ingredientes

Para o pudim:

1 xícara (chá) de leite de coco

2 colheres (sopa) de sementes de chia

1/2 colher (chá) de extrato de baunilha

Gotas de stévia ou adoçante de preferência

Complementos:

2 colheres (sopa) de geleia de mirtilo sem açúcar

1 figo fresco

2 morangos frescos

1 colher (sopa) de mirtilos frescos

Preparo

Misture todos os ingredientes do pudim e deixe na geladeira durante a noite (ou por 6 horas). Em uma taça, coloque 1/2 xícara do pudim e intercale com a geleia de mirtilo. Complete com as frutas frescas e sirva.

 

Cookie de quinoa, chia e aveia, adaptado de Mel’s Kitchen Café

 

Ingredientes

1 xícara de óleo de coco derretido

3/4 xícara de mel

2 ovos grandes

1 colher (chá) de essência de baunilha

2 xícaras de farinha de trigo integral

1 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

2 e 1/2 xícaras aveia em flocos

1 e 1/2 xícaras de quinoa cozida e fria

2 colheres (sopa) de semente de linhaça moída

2 colheres (sopa) de sementes de chia

1 xícara de gotas de chocolate

Preparo

Preaqueça o forno a 190°C. Forre duas assadeiras com papel manteiga ou unte levemente com óleo. Bata o óleo e o mel. Adicione os ovos e a baunilha e misture bem.

Acrescente a farinha, o sal e o bicarbonato e mexa somente até incorporar. Adicione a aveia, quinoa, linhaça, a chia e o chocolate, e misture suavemente com a mão até que a massa esteja uniforme.

Faça bolinhas com cerca de 2 a 3 colheres de sopa de tamanho. Coloque na forma e achate levemente. Asse por 8 a 10 minutos até que os fundos estejam levemente dourados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?