Saiba como o mapeamento genético auxilia no combate ao câncer

Saiba como o mapeamento genético auxilia no combate ao câncer
18 de março de 2022
HÁBITOS SAUDÁVEIS AJUDAM A PREVENIR O CÂNCER DE INTESTINO #MARÇOAZUL
25 de março de 2022

Saiba como o mapeamento genético auxilia no combate ao câncer

Todo ano são diagnosticadas mais de 12 milhões de pessoas com câncer no mundo. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse número chega a mais de 600 mil. O câncer pode ser potencialmente grave e levar à morte, mas muitas vezes trata-se de uma doença curável, especialmente quando diagnosticada de maneira precoce. 

Ainda de acordo com o INCA, um a cada quatro casos de câncer de ovário e um a cada dez casos de câncer de mama estão relacionados a alterações genéticas hereditárias, ou seja, herdadas do pai ou da mãe. Isso justifica a importância do sequenciamento genético para prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

Mapeamento e aconselhamento genético no combate ao câncer

O sequenciamento genético é um exame que busca por alteração hereditárias em determinados genes que, quando presentes, podem aumentar muito o risco de uma pessoa desenvolver certos tipos de câncer ao longo da vida, como por exemplo, câncer de mama, ovário, próstata e intestino, dentre outros. 

Com a identificação de alguma dessas alterações, que chamamos de mutações, o indivíduo pode fazer um monitoramento personalizado para prevenção ou detecção precoce do câncer. Além disso, é possível utilizar medicamentos e até mesmo submeter-se a  cirurgias preventivas, diminuindo consideravelmente as chances de desenvolver a doença.  

Nem todas as pessoas precisam fazer o teste genético. Ele é indicado quando existe suspeita de uma síndrome hereditária no paciente ou em sua família. É extremamente importante que o paciente com essa suspeita passe pelo aconselhamento genético com um médico especializado, antes e depois do teste. Esse profissional deverá fornecer informações importantes sobre o exame, seus possíveis resultados e significados, e fazer as recomendações necessárias para a prevenção, diagnóstico precoce e possíveis tratamentos indicados em cada caso. 

Além disso, em caso de detecção de uma mutação em um indivíduo, deve-se fazer o aconselhamento genético e teste genético em todos os seus familiares diretos. 

O diagnóstico precoce de uma síndrome hereditária de predisposição ao câncer em uma pessoa  que ainda não desenvolveu a doença pode mudar seu destino e salvar a sua vida e a de seus familiares. Cuide-se! Cuide de quem você ama! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?