Mais abrangente, detalhado, objetivo e reproduzível: novo sistema de classificação de hemorroidas

Watch & Wait: a decisão de não operar pacientes com câncer de reto depois da quimioterapia
Watch & Wait: a decisão de não operar pacientes com câncer de reto depois da quimioterapia
11 de fevereiro de 2021
Prevenindo o câncer em mulheres portadoras da Síndrome de Lynch
25 de fevereiro de 2021

Mais abrangente, detalhado, objetivo e reproduzível: novo sistema de classificação de hemorroidas

Mais abrangente, detalhado, objetivo e reproduzível: novo sistema de classificação de hemorróidas

As hemorroidas são problemas anais extremamente comuns, que afetam aproximadamente 39% da população. Estima-se que até metade das pessoas terão hemorroidas em algum momento da vida, especialmente após os 40 anos, quando fatores ambientais e genéticos acabam se somando e afetam a região anal. 

Atualmente, classificamos as hemorroidas principalmente de acordo com sua localização e grau de prolapso, método chamado de classificação de Goligher. Apesar de ser muito útil na prática clínica, essa classificação apresenta algumas limitações que parecem ser superadas por um novo sistema, apresentado na edição de dezembro de 2020 do Journal of Coloproctology. 

Problemas com a classificação de hemorróidas de Goligher 

Uma das desvantagens da classificação de Goligher, amplamente utilizada no mundo inteiro, é que as hemorroidas internas agudamente trombosadas e encarceradas, assim como as hemorroidas trombosadas envolvendo prolapso mucoso circunferencial, são classificadas como Grau 4. 

Sob a mesma classificação, estão as hemorroidas que simplesmente não voltam sozinhas para dentro do ânus, sem demais complicações. Isso faz com que as hemorroidas de grau 4 formem um grupo muito heterogêneo.

Entre outros detalhes técnicos, a classificação de Goligher não considera a quantidade de perda de sangue devido à doença hemorroidária. 

Todos esses fatores são fundamentais na hora de escolher o melhor tratamento para o paciente, inclusive quando envolve cirurgia. Por esse motivo e por nenhum outro tipo de classificação atender a essas demandas, um novo sistema foi desenvolvido para oferecer uma classificação mais abrangente para as hemorróidas. 

“PNR-Bleed” possibilita descrever melhor as hemorroidas 

O diferencial desse novo sistema de classificação é que ele oferece uma documentação mais detalhada das hemorroidas em cada paciente. Além disso, ele também transmite informações mais explícitas sobre o problema para referências futuras, otimizando o acompanhamento a longo prazo. 

Tudo indica que o PNR-Bleed também possa ajudar a comparar as várias opções de tratamento em relação aos resultados terapêuticos, taxa de recorrência e complicações.  

O PNR-Bleed leva em consideração o grau de prolapso hemorroidário, o número de mamilos hemorroidários envolvidos, a relação deles com a linha pectínea e a quantidade de sangramento. Cada um desses componentes é dividido em cinco graus, variando de 1 a 5, o que parece ser mais objetivo do que a classificação de Goligher. 

Com base neste modelo, é possível estabelecer o que os pesquisadores chamaram de Hemorrhoid Severity Score (HSS), ou Pontuação de Gravidade da Hemorróida. Trata-se de um número obtido pela soma das notas numéricas de todas as quatro classificações PNR-Bleed, de maneira que a pontuação mínima é 4 e a máxima, 20. 

Esse valor pode ser utilizado, segundo os pesquisadores que o desenvolveram, no acompanhamento pós-tratamento do paciente e avaliar sua eficácia, além de prever e diagnosticar recorrências. À medida em que mais pacientes sejam submetidos a essa avaliação, será possível comparar as várias opções de tratamento de acordo com os resultados terapêuticos, taxas de recidiva e complicações envolvidas. 

3 Comentários

  1. Silvio Custódio da Silva disse:

    Bom dia !!

    Excelente explicação , bem objetivo e bastante esclarecedor , para um assunto que ainda é bem complexo para uma grande parte da população .

    Parabéns Dra. Isabela !!

  2. Sou a Amanda Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

  3. Encontrei o Artigo por coincidencia em uma pesquisa através
    do Google. Interessante artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?