Hemorroidas ou câncer: será que, sozinho, você consegue diferenciar?

Cinco maneiras de diminuir o risco de ter câncer de intestino
Cinco maneiras de diminuir o risco de ter câncer de intestino
25 de março de 2021
Medicina de precisão no tratamento de tumores gastrointestinais é considerada avanço do ano contra o câncer
Medicina de precisão no tratamento de tumores gastrointestinais é considerada avanço do ano contra o câncer
8 de abril de 2021

Hemorroidas ou câncer: será que, sozinho, você consegue diferenciar?

Hemorroidas ou câncer: será que, sozinho, você consegue diferenciar?

Uma dúvida que recebo muito nas minhas redes sociais e uma das principais preocupações de diversos pacientes é se seus sintomas são indicativos de câncer ou hemorroidas. Muitas vezes, os pacientes querem uma resposta rápida e simples, que alivie uma preocupação que, às vezes, já vem se arrastando há meses ou até anos. 

Isso porque a pessoa não consegue diferenciar sozinha se o que está causando um caroço na região anal, desconforto ao evacuar e sangue nas fezes, por exemplo, é mesmo resultado de uma hemorroida ou os sintomas estão sendo causados por outro problema. 

As hemorroidas são caracterizadas pelo inchaço das veias da região anal, sendo classificadas entre externas e internas (esse último grupo conta com os graus I, II, III e IV) e, apesar de muito incômodas, não representam uma ameaça à vida do paciente.

Já o câncer colorretal e anal são tumores malignos que podem sim levar o paciente à morte, principalmente quando diagnosticados em estágios mais avançados. 

Como são doenças completamente diferentes, ter hemorroidas não exclui a possibilidade de o paciente também ter câncer colorretal, ou seja, ainda que ele consiga identificar que tem hemorroidas (ao enxergá-las na parte externa do ânus, por exemplo), isso não garante que ele está livre do diagnóstico de câncer.  

Semelhanças e diferenças entre as hemorroidas e o câncer

De fato, as hemorroidas e o câncer apresentam alguns sintomas em comum, sendo o sangramento anal o mais frequente. 

Talvez um dos sintomas que mais assustam os pacientes é o caroço na entrada do ânus causado pela inflamação ou trombose das hemorroidas, o que geralmente causa muita dor. Mas o câncer de reto e de ânus também podem se manifestar com nódulos nesse local. 

Entretanto, alteração no funcionamento intestinal, sensação constante de que precisa ir ao banheiro, perda de peso, anemia e fadiga não são sintomas de hemorroidas e podem ser indicativos de câncer colorretal. 

Outro fator a ser considerado é que hemorroidas internas podem ser diagnosticadas pelo exame proctológico realizado no consultório do coloproctologista, enquanto tumores, nem sempre estão ao alcance desse exame e necessitarão de uma colonoscopia para o diagnóstico. 

Fique atento ao tipo de sangue encontrado nas fezes

Uma orientação importante é que, na maioria dos casos, o sangramento causado pelas hemorroidas é vermelho vivo e pode ser notado no papel higiênico ou na superfície das fezes. Já no caso de tumores colorretais, o sangramento pode ser vermelho vivo, vinhoso ou mesmo bem escuro, misturado às fezes ou na superfície delas ou até mesmo invisível a olho nu. 

Portanto, é necessário sempre procurar ajuda médica caso você note sangramento anal ou nas fezes, ok? Infelizmente, é muito comum recebermos pacientes que fizeram a suposição de que o problema era causado por hemorroidas, para mais tarde serem diagnosticados com um câncer que teria chances muito maiores de cura se tivesse sido tratado antes. 

5 Comentários

  1. Giovane disse:

    Obrigado me ajudou muito

  2. Jorge Renato disse:

    Eu penso ser importantíssimo esclarecer as diferenças entre sintomas de hemorroida e de tumores colorretal pois o aspecto psicológico que gera a desconfiança, pode ser tão danoso quanto a descoberta do problema. Fico muito grato pelos esclarecimentos aqui expostos.

  3. pedro disse:

    muito bom seu site gostei muito do seu conteúdo.Vou passar mais vezes para ver as atualizações.abraço para vcs.

  4. Luciano disse:

    Boa dica para quem tem hemorroida e está em dúvida, blz abraço

  5. Rosa disse:

    Obrigado pela informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?