Exame preventivo de câncer de intestino será vendido em farmácia

Doença de Crohn e retocolite ulcerativa entram no rol de doenças graves e raras
23 de janeiro de 2023
Veganos têm menos risco de desenvolver câncer colorretal, revela pesquisa
9 de fevereiro de 2023

Exame preventivo de câncer de intestino será vendido em farmácia

Uma startup, chamada Healthtech, vai ajudar a democratizar um pouco mais a prevenção ao câncer de intestino no Brasil.

Antes dessa novidade, esses testes eram fornecidos pelas operadoras de saúde e necessitavam de pedido médico para serem realizados. Mas, agora, esses exames poderão ser feitos, também, em farmácias.

O diferencial do teste vendido por essa startup está na maior precisão dos resultados, quando comparados aos oferecidos por outros fabricantes. 

Os testes convencionais mostram, apenas se há, ou não, vestígios de sangue na amostra de fezes coletada. Já o da Healthtech mensura, com bastante precisão, a quantidade de sangue, medida em nanograma por mililitro.

Como é feito o teste?

No dispositivo de coleta há um líquido conservante capaz de preservar o conteúdo da amostra por até 15 dias, sem necessitar de refrigeração. 

Nele, também há um flaconete e uma haste que auxiliará na coleta.

Essa haste deverá ser raspada nas fezes a fim de coletar uma amostra de tamanho equivalente, pelo menos, a um grão de arroz. 

Feito isto, o paciente devolverá a amostra à mesma farmácia onde fez a compra e esta, por sua vez, deverá enviar o conteúdo para um laboratório. O transporte desse material poderá ser feito da forma que melhor convier ao estabelecimento.

O laboratório da i9med, onde essa análise ocorrerá, fica localizado em Belo Horizonte, atualmente. Mas, devido ao período em que a amostra pode permanecer em conservação, o tempo demandado para o seu transporte não se torna um grande problema. A máquina que realiza a análise tem capacidade para avaliar até 57.600 amostras mensalmente.

A estimativa de preço para esses testes fica entre R$80,00 e R$100,00, a depender da região.

Quais as vantagens da comercialização desse teste?

A simplificação do processo que leva ao diagnóstico de doenças, principalmente, enfermidades graves, como o câncer colorretal, pode ajudar a popularizar e a incentivar práticas associadas à prevenção e à busca do diagnóstico precoce.

A condução clínica dos casos descobertos nos estágios precoces é muito menos danosa ao paciente, além de ser muito menos complexa e onerosa às instituições de saúde. 

O portador da doença, certamente, terá maiores chances de cura e realizará procedimentos menos invasivos do que aqueles que estão em estágios mais avançados, preservando, assim, a sua qualidade de vida.

Além disso, o tratamento acarretará menor impacto em suas atividades laborais, em seu convívio social e familiar, em sua integridade física, até em sua autoestima e saúde psicológica.

No âmbito financeiro, os gastos despendidos com tratamentos de doenças em seus estágios mais avançados chegam a ser quatro vezes maiores do que os investidos na sua prevenção. Esse é um ponto muito importante quando o assunto é o câncer de intestino, já que essa doença só começa a apresentar sintomas em estágios mais avançados.

Então, a implementação deste teste pode representar uma economia significativa a médio e longo prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?