É normal sentir dor de barriga durante uma corrida?

ENTENDA TODAS AS APLICAÇÕES DA CIRURGIA ONCOLÓGICA
11 de fevereiro de 2019
Ele era fisiculturista, teve colite ulcerativa e virou modelo
15 de março de 2019

É normal sentir dor de barriga durante uma corrida?

Você já sentiu dor de barriga durante uma corrida? Se sim, saiba que você não está sozinho. Alterações gastrintestinais são muito comuns em atividades físicas, principalmente nas aeróbicas de longa duração e de alta intensidade.

A medicina ainda estuda as causas desse desconforto. Mas uma das explicações mais plausíveis é que,  o esforço físico da corrida faz com que o fluxo sanguíneo dos órgão abdominais seja desviado para os membros inferiores. O resultado disso pode ser a tal dor na barriga.

Além disso, durante as competições, é muito comum ☹️ a utilização de anti-inflamatórios não esteróides (Ibuprofeno), que aumentam de 3 a 5 vezes o risco de complicações gastrointestinais. Os indivíduos destreinados também tem maiores chances de apresentar sintomas gastrointestinais.

A dor pode ser aguda e penetrante ou pode ser sentida como câimbras ou cólicas. Para alguns corredores, ocorre sempre no momento do exercício, enquanto outros têm esse sintoma ocasionalmente, não havendo uma regra geral.

 

Evitando o transtorno

Uma boa dica é comer, pelo menos, duas horas antes da corrida. Cuidado com café ou outras bebidas com cafeína! Em muitas pessoas, essa substância pode causar azia e refluxo, acelerar os movimentos intestinais e potencializar ainda mais o desconforto.

Evite o consumo alimentos ricos em fibras, gorduras e proteínas no dia anterior, assim como grandes refeições antes da atividade física. Evite também o uso de soluções hipertônicas de carboidratos. E não se esqueça da hidratação antes, durante e após o exercício.

➡ Lembrando que essas são dicas gerais, ok? O planejamento alimentar do atleta deve ser individualizado e de acordo com suas necessidades.

➡ Outro lembrete é que os sintomas observados (dor e distensão abdominal, gases, vômitos e diarreia) podem ser sinal de uma doença subjacente. Portanto, é de fundamental importância procurar um médico se eles persistirem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?