Doença de Crohn x Retocolite Ulcerativa: Entenda as principais diferenças

Dia Mundial da Saúde Digestiva – Eu me cuido, e você?
29 de maio de 2022
A importância de respeitar as limitações da intolerância à lactose
10 de junho de 2022

Doença de Crohn x Retocolite Ulcerativa: Entenda as principais diferenças

A doença de Crohn (DC) e a retocolite ulcerativa (RCU) são doenças crônicas e de origem ainda desconhecida. Acreditava-se que elas seriam resultado de maus hábitos de vida e estresse, mas, agora, já se sabe que esses fatores apenas contribuem para essas doenças, mas não são a única causa.  

A hipótese mais aceita é de que, somadas à propensões genéticas, essas doenças são consequências de respostas exacerbadas do sistema imunológico contra as próprias células intestinais, os alimentos e as bactérias boas.

A DC e a RCU são os dois tipos mais comuns de doenças inflamatórias intestinais (DII). E, apesar de terem sintomas muito parecidos, há determinadas características que permitem a sua diferenciação. 

Vamos aprender um pouco mais sobre elas?

Em quais pontos esses dois tipos de inflamação se parecem?

Os sintomas das duas doenças são muito parecidos. Então, a principal forma de diferenciá-las e, também, de determinar a sua extensão e gravidade é por meio de exames de imagem, como colonoscopia, tomografia e ultrassonografia; exames laboratoriais; biópsias e a própria reação ao tratamento. 

Os sinais e sintomas dessas doenças vão variar de acordo com a gravidade, local e extensão da inflamação. Eles incluem dor abdominal, diarréia, fezes com muco e/ou sangue, urgência para evacuar, febre, perda de peso não intencional, vômito, fadiga,  sensação de que o intestino não se esvaziou completamente. 

Com a inflamação do intestino, a absorção de nutrientes pode ficar prejudicada. E ainda há outras complicações que extrapolam o sistema digestivo, como artrite e lesões de pele. 

Outros aspectos em que as duas doenças se parecem estão relacionados à idade e ao sexo. Ambas são mais comuns por volta dos 30 anos de idade e não há diferença na incidência entre homens e mulheres.

Esses pontos coincidentes podem provocar confusões diagnósticas em alguns poucos casos. Mas, por outro lado, existem indícios que ajudam os profissionais da área na diferenciação.

Elementos que facilitam a discriminação entre DC e RCU

A doença de Crohn se apresenta de forma intercalada com zonas afetadas e outras sadias. Ela pode acometer qualquer parte do trato gastrointestinal, desde a boca até o ânus. Já a retocolite ulcerativa atinge apenas o intestino grosso de forma contínua, se iniciando no reto e podendo se estender por uma parte do cólon ou por todo o órgão. 

A profundidade da inflamação na parede intestinal é outro ponto de diferenciação. Sendo que a DC pode afetar toda a espessura da parede intestinal e a RCU acomete somente a mucosa que é a camada mais superficial do cólon. Justamente por isso, a DC tem propensão ao desenvolvimento de fístulas, enquanto a RCU não.

 As principais situações que dificultam a diferenciação entre a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa envolvem os casos em que a doença de Crohn se manifesta somente no intestino grosso. Quando não é possível distinguir qual das duas doenças está acometendo o paciente, o quadro recebe o nome de colite indeterminada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?