Hemorroidas durante a gravidez: como prevenir e tratar

Saiba como é o estadiamento do câncer colorretal
Saiba como é o estadiamento do câncer colorretal
17 de setembro de 2021
O que muda depois da ostomia?
O que muda depois da ostomia?
1 de outubro de 2021

Hemorroidas durante a gravidez: como prevenir e tratar

Hemorroidas durante a gravidez: como prevenir e tratar

As hemorróidas são veias dilatadas no ânus que podem causar dor, desconforto e sangramento. Podem acometer pessoas de qualquer idade, mas são especialmente comuns em mulheres grávidas, principalmente no terceiro trimestre, quando o útero e o bebê aumentam a pressão nas veias da região. 

De tão comuns, as hemorróidas são consideradas uma das muitas mudanças físicas pelas quais as mulheres passam durante a gravidez, sem causar qualquer prejuízo para o bebê. 

Mulheres que já tiveram hemorróidas têm mais chances de desenvolver o problema novamente durante a gravidez, ou que ele piore durante esse período. Apesar de o parto em si ser capaz de piorar o quadro hemorroidário, geralmente as hemorroidas vão embora após o nascimento do bebê. 

Por que as hemorróidas são mais comuns durante a gravidez?

À medida que o feto cresce, o útero fica maior e começa a pressionar a pelve, fazendo com que os  vasos hemorroidários fiquem inchados e doloridos. 

As flutuações hormonais da gravidez também são responsáveis pelas hemorróidas, porque o aumento nos níveis do hormônio progesterona faz com que as paredes das veias relaxem, tornando-as mais suscetíveis ao inchaço. 

Outra questão envolvida é a constipação, que acontece em uma parcela significativa das gestantes. Estima-se que 38% das mulheres grávidas fiquem constipadas em algum momento da gravidez, o que pode ser atribuído tanto aos hormônios quanto à compressão do intestino pelo útero.

Com dificuldades para evacuar, a mulher pode fazer muita força na hora de ir ao banheiro. Isso, somado aos demais fatores, também contribui para o inchaço das veias, levando à formação de hemorróidas. 

E, por fim, ficar muito tempo sentada ou em pé também pode aumentar as chances de ter hemorróidas durante a gestação. 

Prevenindo as hemorróidas durante a gestação

É importante prevenir as hemorróidas, esteja a paciente grávida ou não. Durante esse período, a medida mais importante é evitar a constipação, que costuma ser a principal desencadeadora de um processo inflamatório nesses vasos. 

Para isso, é recomendado ingerir alimentos ricos em fibras, como frutas com casca e vegetais, além de grãos integrais como aveia, arroz integral, quinoa e até pipoca. Feijão, lentilha e ervilha também são ricos em fibra e ajudam a prevenir a constipação.

Dentro do intestino, a água tem o importante papel de ajudar a amolecer as fezes, então o ideal é consumir pelo menos dois litros de água diariamente. 

Outras dicas importantes são não postergar as evacuações e relaxar a musculatura para permitir a saída das fezes. Em contrapartida, é importante aliviar a pressão na região do ânus durante a gravidez, o que envolve não ficar em pé ou sentada por muitas horas seguidas, intercalando pequenas caminhadas a cada hora. 

Não utilize laxantes por conta própria. Esses medicamentos podem trazer alívio imediato mas também podem agravar o quadro de constipação ao prejudicar a microbiota intestinal. Além disso, nem todos esses medicamentos são seguros para qualquer pessoa, especialmente uma mulher grávida. 

Tratando as hemorróidas durante a gestação 

Como expliquei, as hemorróidas costumam melhorar sozinhas após o nascimento de bebê, mas existem várias medidas que podem ser tomadas durante a gestação para melhorar sintomas como coceira e irritação local.

  • Banhos de assento: depois de encher uma bacia grande com água morna, sente-se despida na água, relaxando a musculatura da pelve, por aproximadamente 15 minutos. A água morna favorece a circulação sanguínea, diminuindo o inchaço e aliviando o desconforto. Caso ficar sentada nessa posição por tanto tempo seja desconfortável, faça pequenas pausas. 
  • Não use papel higiênico: é muito importante manter a região anal limpa e seca para evitar problemas em pacientes com hemorróidas. Entretanto, não use papel higiênico, já que a fricção desse material junto com as fezes contra o ânus pode causar ainda mais irritação e inchaço. Lave a região com água depois de evacuar e quando isso não for possível utilize lenços umedecidos. 

Geralmente, não realizamos tratamentos cirúrgicos para hemorróidas em mulheres grávidas. Entretanto, caso o quadro não melhore após o nascimento do bebê, uma cirurgia para hemorróidas poderá ser indicada, especialmente em casos mais avançados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?