Câncer colorretal: Alerta para a população entre 20 e 39 anos!

Casos de família: as principais doenças que têm o histórico familiar como fator de risco
20 de novembro de 2019
Empresa alemã desenvolve vacinas que guiam o sistema imunológico no ataque às células cancerígenas
19 de dezembro de 2019

Câncer colorretal: Alerta para a população entre 20 e 39 anos!

Desde a década de 1980 registra-se um aumento entre 1% e 2,4% na incidência de câncer colorretal em homens e mulheres adultos jovens, com idades entre 20 e 39 anos. Por causa desse avanço, a recomendação é de que os exames preventivos, como a colonoscopia, sejam realizados a partir dos 45 anos e não mais a partir dos 50, segundo a Sociedade Americana do Câncer, a American Cancer Society (ACS).

Fatores comportamentais da população jovem contribuem para esse aumento. Já se sabe que o consumo de alimentos processados, carnes vermelhas e álcool, por exemplo, estão associados ao desenvolvimento desse tumor. Outros fatores que contribuem para a ocorrência da doença são o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo, a alimentação pobre em fibras e a baixa exposição ao sol.  

Fatores genéticos hereditários também aumentam o risco de desenvolvimento do câncer colorretal.

No Brasil, o câncer colorretal é o terceiro tipo de tumor mais comum. É a segunda neoplasia que mais atinge as mulheres e a terceira mais frequente na população masculina.  

O câncer colorretal é de crescimento lento e silencioso. Os sintomas geralmente ocorrem em fase tardia e incluem dor abdominal, presença de sangue nas fezes e alteração no ritmo do funcionamento intestinal. O diagnóstico precoce é fundamental para a cura da doença.  

A melhor maneira para prevenir o câncer é a adoção de hábitos de vida saudáveis e a ida regular ao consultório médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?