Pesquisadora brasileira desenvolve suco com probióticos

Os principais exames da coloproctologia (Já fez algum este ano?)
4 de julho de 2019
Um aviso sério para as fumantes
28 de agosto de 2019

Pesquisadora brasileira desenvolve suco com probióticos

Os probióticos são microorganismos vivos que recompõem, de forma positiva, a nossa flora intestinal. Eles podem ser encontrados naturalmente em alguns alimentos como leite fermentado, iogurtes e queijos, ou em forma de suplemento alimentar (cápsulas, sachês, etc). ⠀

Os probióticos têm a capacidade de aumentar o número de bactérias benéficas no intestino e diminuir a população daquelas que são patogênicas, ajudando no processo de digestão e absorção dos nutrientes dos alimentos e fortalecendo o sistema imunológico pela sua interação direta com as células do nosso sistema imune. ⠀

 ⠀

E tem mais: uma flora intestinal saudável combate a constipação e previne doenças inflamatórias, alergias e intolerâncias alimentares.

Por tudo isso, os probióticos têm sido amplamente estudados em uma grande variedade de problemas gastrointestinais. Há evidências científicas de boa qualidade indicando a sua efetividade no tratamento de enfermidades como:

  • Diarreia infecciosa aguda⠀
  • Diarreia associada ao uso de antibióticos ⠀
  • Diarréia causada pela bactéria C. difficile⠀
  • Encefalopatia hepática⠀
  • Retocolite ulcerativa ⠀
  • Síndrome do Intestino Irritável ⠀
  • Enterocolite necrotizante⠀

E o melhor: o uso é seguro em crianças, adultos e idosos (mas é preciso ter cautela em relação a pessoas com comprometimento do sistema imunológico).⠀

A duração do tratamento varia de acordo com a doença a ser tratada, assim como quais espécies devem ser utilizadas e a dose. Para não correr riscos, o ideal é procurar um médico e discutir as várias possibilidades disponíveis. Duas opções interessantes são o kefir e o kombuchá.

Kefir

O Kefir é um alimento fruto da fermentação de microrganismos vivos benéficos à saúde, sendo uma fonte de todos os benefícios já citados. Para produzi-lo, é preciso conseguir os grãos que, uma vez obtidos, podem ser cultivados para sempre.

Com eles, é possível fazer desde coalhadas até iogurte e queijos. Mas, mais uma vez: não há como produzir kefir em casa sem os grãos base. Quem tem, doa “mudas” do alimento, e há diversos grupos no Facebook voltados exclusivamente para este fim. Dê uma pesquisada!

Kombuchá 

Já o kombuchá é uma bebida exótica probiótica, milenar e tradicionalmente feita a partir da fermentação do chá preto. Trata-se de uma colônia de microrganismos aglomerados em uma massa de celulose, que tem aspecto de uma panqueca.

Essa “panqueca”, conhecida como skoby, é colocada dentro do chá adoçado. A mistura é deixada em repouso para um processo de fermentação: os microrganismos da infusão consomem todo o açúcar e produzem várias enzimas, vitaminas e os ácidos glucurônico, glucônico e láctico, altamente benéficos ao organismo. ⠀

O líquido produto da fermentação é refrescante, levemente borbulhante e, para torná-lo mais gostoso, você pode saborizá-lo com ingredientes como gengibre, limão, abacaxi e laranja. Assim, você estará se beneficiando também das propriedades dessas frutas.

⠀⠀⠀⠀

O kombuchá pode ser encontrado no mercado pronto para consumo ou você mesmo pode produzi-lo em casa. Assim como o kefir, também existem grupos de doação da isca, basta dar uma procurada nas redes sociais.

BÔNUS: quer aprender a fazer um iogurte probiótico caseiro com apenas dois ingredientes? Eu dei a receita completa no meu Instagram! Clique aqui e confira. https://www.instagram.com/p/BmUIIYnDKnF/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?