Ele era fisiculturista, teve colite ulcerativa e virou modelo

É normal sentir dor de barriga durante uma corrida?
1 de março de 2019
Afinal, a carne faz bem ou mal para o intestino?
4 de abril de 2019

Ele era fisiculturista, teve colite ulcerativa e virou modelo

Eu contei no meu Instagram a história inspiradora de um modelo chamado Brake Beckford, que teve sua vida virada ao avesso após ser diagnosticado com retocolite ulcerativa.

Depois de ficar 10 anos em tratamento, Brake passou pela cirurgia de retirada do cólon, passou a usar a bolsa de colostomia e, após um período de adaptação e aceitação, reconquistou sua saúde e autoconfiança.

Hoje, ele dedica sua vida a mostrar para as pessoas que quem usa uma bolsa de colostomia pode levar uma vida normal e tem capacidade para conseguir qualquer coisa.

Lições que ele aprendeu com o tempo, já que, como tantos outros pacientes, ele também era resistente à colostomia.

Mas, afinal, que doença é essa que mudou a vida desse rapaz?

A retocolite ulcerativa é uma doença caracterizada pela inflamação crônica da mucosa que reveste o cólon e o reto.

As causas ainda não são totalmente conhecidas, mas especula-se que fatores genéticos associados a fatores ambientais (dieta, composição da flora intestinal) e a uma desregulação da resposta imune contribuam para o desenvolvimento dessa condição.

Costuma acometer pessoas jovens, entre 15 e 30 anos  (embora possa ocorrer em qualquer idade) e pode se apresentar de forma leve, moderada ou grave. O diagnóstico é confirmado através da colonoscopia e a doença requer tratamento e acompanhamento médico prolongados.

Entre os sintomas mais comuns estão dor abdominal, diarreia e presença de sangue, muco e pus nas fezes. Então, fica o alerta: se algum deles aparecer e persistir, um médico coloproctologista deve ser procurado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?