Qual o melhor tratamento para colite crônica?

Veganos têm menos risco de desenvolver câncer colorretal, revela pesquisa
9 de fevereiro de 2023
Teste genético pode mudar a sua história
23 de fevereiro de 2023

Qual o melhor tratamento para colite crônica?

Como a colite pode ter origens diversas, não há como estabelecer “o melhor” tratamento antes de uma avaliação do quadro e diagnóstico da causa. 

Entre as suas causas podem estar as infecções bacterianas, virais ou parasitárias e doenças autoimunes, dentre outras. 

Quando a inflamação persiste por mais de 30 dias, chamamos de colite crônica. 

Como principais causas de colites crônicas temos as chamadas “doenças inflamatórias intestinais”, como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. 

Sendo assim, a melhor forma de descobrir o que está causando esse problema e como tratá-lo é procurando um médico especialista que poderá investigar o quadro e solicitar os exames adequados.  

O que é a colite crônica?

A colite crônica é a inflamação do cólon, que é o nosso intestino grosso, que persiste por mais de 30 dias. As duas formas mais comuns de colites crônicas são a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. 

Como tratar a colite?

O tratamento dessas doenças vai depender de suas características em cada paciente. 

Existem vários medicamentos que podem ser utilizados e a avaliação especializada e criteriosa do médico irá determinar qual será o melhor medicamento para tratar cada paciente em determinado momento. 

Além da prescrição de medicamentos, a adequação da alimentação também é necessária. Alguns alimentos podem agravar os sintomas das crises de colite. Por isso, um dos principais pontos a serem controlados pelos portadores dessas doenças é a alimentação.

Uma dieta adequada vai ajudar a reduzir os sintomas de diarréia, dor abdominal e excesso de gases. 

Em geral, as recomendações dietéticas costumam envolver o consumo de carnes magras, frutas, vegetais e tudo aquilo que ajude a restabelecer a flora bacteriana, além da privação de alimentos industrializados e ultraprocessados.

Quando a colite é grave ou sofre complicações, pode ser necessário recorrer a cirurgias.

As colites crônicas têm sintomas que se parecem com os de diversas outras doenças, inclusive com o câncer colorretal. Por isso, é importante procurar um médico para receber um diagnóstico e tratamento adequados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?