O que fazer quando a hemorroida “sai”?

Pesquisa descobre pigmento capaz de neutralizar a progressão de células cancerígenas
18 de novembro de 2022
Pesquisa revela que Covid-19 danifica flora intestinal
28 de novembro de 2022

O que fazer quando a hemorroida “sai”?

A inflamação de veias presentes na região anal  externa causam dor, coceira e sangramento. 

Essas veias são chamadas de veias hemorroidárias e o seu inchaço é chamado de doença hemorroidária ou, apenas, hemorroidas.

Vamos entender melhor o que causa esses sintomas e o que fazer para aliviá-los?

Quando suspeitar da doença hemorroidária?

Várias são as causas de inflamação das hemorróidas externas como por exemplo a gravidez, diarréia, prisão de ventre, esforço excessivo ao evacuar, carregar muito peso, traumatismo pela higiene vigorosa com papel ou pela passagem de fezes muito duras. Mas em alguns casos não identificamos uma causa aparente. Os sintomas mais comuns são:

  • Presença de um ou mais nódulos (carocinhos)  na região anal;
  • Dor local que pode ser muito intensa e desconfortável;
  • Coceira;
  • Sangramento.

Assim sendo, devemos tomar algumas precauções para não piorar os sintomas.

Medidas que aliviam os incômodos trazidos pelas hemorroidas

Alguns cuidados que aqueles que sofrem de hemorroidas podem tomar são:

  • a substituição do papel higiênico pela higienização com água, ou se não for possível, utilizar o lenço umedecido depois de evacuar; 
  • evitar levantar peso; 
  • não utilizar condimentos apimentados nas refeições. 

Essas medidas vão ajudar a aliviar os sintomas, mas, além delas, há tratamentos que vão ser recomendados de acordo com a gravidade de cada caso.

Tratamentos para hemorroidas

Os tratamentos para hemorroidas podem ser combinados. A decisão vai depender da avaliação do médico, podendo ser recomendada a cirurgia para os casos mais graves.

Uma medida comum que costuma trazer alívio é o banho de assento. Nele, o paciente deve encher com água morna uma bacia previamente limpa e desinfetada. Ficar sentado por cerca de 15 minutos, duas a três vezes ao dia. 

A alimentação é um quesito que merece atenção dos portadores de problemas hemorroidários. Pois um bolo fecal mais macio vai provocar menos trauma durante a evacuação. Assim, deve-se dar preferência a alimentos ricos em fibra, como os integrais, verduras, frutas e legumes. Também deve-se atentar para a hidratação adequada. 

Os medicamentos tópicos também são uma opção, mas devem ser comprados com recomendação médica. Afinal, é o médico quem vai determinar qual a melhor pomada de acordo com o seu caso.

Medicamentos administrados via oral também se somam a esse arsenal, pois eles podem ser utilizados para aliviar a dor, o inchaço e o sangramento.
Quando os recursos citados acima não são suficientes para melhorar os sintomas, a cirurgia pode ser o meio de tratamento mais eficaz para a resolução do problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?