Câncer do intestino: quando diagnosticado na fase inicial tem até 95% de chances de cura

Como é feita a retirada de pólipos durante a colonoscopia?
4 de novembro de 2022
Pesquisa descobre pigmento capaz de neutralizar a progressão de células cancerígenas
18 de novembro de 2022

Câncer do intestino: quando diagnosticado na fase inicial tem até 95% de chances de cura

O câncer de intestino é o terceiro tipo mais comum no Brasil, estando atrás somente dos cânceres de mama e próstata. 

Apesar de alguns casos se originarem de fatores genéticos, estima-se que a maioria deles sejam decorrentes de fatores preveníveis, como má alimentação, sedentarismo e tabagismo.

Da mesma forma que a possibilidade de prevenção é alta, as chances de cura dessa doença, quando descoberta em fases iniciais, também são. Podendo chegar a 95%. 

Vamos saber mais?

Quais os sintomas o câncer de intestino pode manifestar?

O câncer de intestino costuma ser silencioso em suas fases iniciais. Ele surge a partir da formação de pólipos que são benignos, a princípio, mas que com o passar do tempo podem crescer e se transformar em câncer. 

A maioria dos pacientes tende a procurar ajuda médica apenas quando aparecem sintomas como sangue nas fezes, dores abdominais, emagrecimento sem causa aparente e mudanças do funcionamento intestinal, como diarreia ou prisão de ventre.

Quando devo iniciar os hábitos de prevenção?

A prevenção do câncer de intestino é feita ao longo de toda a nossa vida. Como ele está fortemente ligado ao nosso comportamento, quanto antes começarmos a cuidar da nossa saúde, melhor será.

O excesso de gordura corporal está associado ao desenvolvimento de inflamações e aumento dos níveis de hormônios, que, por sua vez, favorecem o surgimento de células cancerígenas.

Sendo assim, o melhor é investir em hábitos saudáveis o mais cedo possível. Como fazer uma dieta com bastante frutas, vegetais e outros alimentos ricos em fibras, em detrimento dos embutidos e daqueles que são ricos em calorias e gorduras saturadas.

Além disso, a realização de atividades físicas regulares, não fumar e evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas também são fundamentais para a prevenção.

A idade indicada para se iniciar os exames preventivos é a partir dos 45 anos. Os principais são a pesquisa de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia. 

Contudo, se um paciente for portador de algum fator de risco, como doenças inflamatórias intestinais ou histórico familiar desse câncer, esse controle deve se iniciar mais cedo.

Como esse câncer é tratado?

A definição do tratamento vai depender do estágio em que a doença se encontra.

Em fases iniciais, o tratamento buscará a sua cura. A cirurgia é a principal forma de tratamento do câncer colorretal.  Dependendo da localização e do estágio em que o câncer se encontra, poderá ser feito um tratamento complementar de radio e/ou quimioterapia.

Para os casos em que houve metástase para outro órgãos, o tratamento torna-se mais difícil. Por isso, não deixe de manter hábitos saudáveis, consultar o médico regularmente e ficar atento aos sinais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?