70% da população vai ter hemorroida: que tal prevenir agora?

10% dos cânceres têm causa hereditária
24 de junho de 2022
O papel da oncogenética na prevenção do câncer de cólon?
8 de julho de 2022

70% da população vai ter hemorroida: que tal prevenir agora?

Você sabe o que são hemorroidas? Sabe que existem hemorroidas internas e externas? E que elas têm diferentes sintomas? As hemorroidas se caracterizam pela dilatação dos vasos sanguíneos na região anal, provocando sintomas como coceira, sangramento, inchaço e dor local. 

De acordo com o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (EUA), até 75% dos homens e mulheres tiveram ou vão ter o problema ao menos uma vez na vida. Desses, 30% vão desenvolver a doença crônica em algum grau, que é o número mais preocupante.

Hemorroidas interna e externa

Existem dois tipos de hemorróidas: as internas, que se formam dentro do canal anal e as externas, que tem origem do lado de fora do ânus. 

As hemorróidas internas, por sua vez, são classificadas em 4 graus:

  • Grau I: as veias estão dilatadas mas permanecem dentro do canal anal. 
  • Grau II: as veias saem para fora do ânus durante o esforço de evacuação, mas retornam espontaneamente para dentro do canal após a defecação. 
  • Grau III: as veias saem para fora do ânus e necessitam auxílio manual para retornarem para dentro. 
  • Grau IV: as veias ficam permanentemente expostas para fora do ânus.

Sabendo disso, podemos dizer que trata-se de uma condição benigna, contudo, evolutiva. Na verdade, é como varizes nas pernas. Uma veia que vai se dilatando, ficando doente e propícia ao inchaço e inflamação. 

Causas

As causas geralmente estão ligadas a uma alimentação inadequada e pobre em fibras, má hidratação, prisão de ventre, tabagismo, sedentarismo e obesidade. Da mesma forma, fazer muita força para evacuar ou evitar por um tempo longo a ida ao banheiro podem ser fatores prejudiciais.

Prevenção

Como vimos, hábitos como beber pouca água ou segurar a vontade de ir ao banheiro, podem aumentar os riscos de dilatação das veias da região anal. E ninguém quer sofrer com os incômodos das hemorroidas, não é mesmo? 

Prevenir essa doença é possível com a adoção de hábitos mais saudáveis, totalmente possíveis de serem incluídos na sua rotina. 

Por isso, seguem algumas dicas, que são fáceis de serem realizadas e ao mesmo tempo ajudam na prevenção das hemorroidas:

  • Manter uma alimentação saudável, rica em fibras.
  • Beber muito líquido, no mínimo 2 litros por dia.
  • Fazer refeições regulares.
  • Evitar alimentos que possam causar prisão de ventre, como os processados, embutidos e industrializados.
  • Fazer exercícios físicos regularmente.
  • Ir ao banheiro sempre que sentir vontade.
  • Evitar o uso abusivo de laxantes; usar apenas sob orientação médica.
  • Evitar o consumo de cigarro e o excesso de bebidas alcoólicas.

Tratamento

Vale lembrar que o tratamento das hemorroidas varia de acordo com os sintomas de cada paciente.  O exame proctológico, que inclui a anuscopia e a retossigmoidoscopia, é essencial para o diagnóstico. 

O tratamento pode incluir supositórios, analgésicos, anti-inflamatórios, pomadas e cremes, além dos bons hábitos citados acima como medidas preventivas. Em casos mais avançados uma cirurgia pode ser necessária. 

Muitas pessoas sentem vergonha ou receio de se consultar com o coloproctologista, mas como em qualquer área da saúde, o profissional jamais vai julgar ou desprezar a doença do seu paciente. 

Descobrir cedo as enfermidades ajuda a evitar complicações e proporciona maior qualidade de vida. Sempre consulte um especialista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?