7 coisas que você precisa saber sobre a COLONOSCOPIA

Sífilis: aumento da contaminação é preocupante
Sífilis: aumento da contaminação é preocupante
9 de abril de 2018
MAIO ROXO: Conheça a Doença de Crohn
9 de maio de 2018

7 coisas que você precisa saber sobre a COLONOSCOPIA

A colonoscopia é um exame que pode salvar vidas. Trata-se de um procedimento que permite a avaliação da mucosa de todo o intestino, sendo o método mais efetivo na prevenção do câncer colorretal. É um exame bastante simples, mas infelizmente ainda existem muitos mitos sobre sua realização. Confira 7 coisas que você precisa saber sobre a colonoscopia:

 

  • 1- O que é e como é feita a colonoscopia?

É um exame que permite examinar a mucosa de todo o intestino grosso e identificar inflamações, pólipos (lesões pré-cancerosas), tumores e outras doenças que acometem o órgão. Através dele também é possível realizar a retirada de pólipos de forma segura. ⠀

É feita por meio do colonoscópio, um tubo flexível, longo e fino de até 185 cm. Este aparelho possui uma minicâmera que transmite imagens aumentadas para um monitor. Com o paciente sob sedação, ele é introduzido pelo ânus e percorre o reto e todo o cólon até o final do intestino delgado.

 

  • 2- Para quem é indicada a colonoscopia?

O procedimento pode ser indicado em várias situações com intuito diagnóstico e, em alguns casos, terapêutico:

– Diagnóstico e tratamento de sangramento colorretal

– Após pesquisa de sangue oculto nas fezes positiva

– Alterações do funcionamento do intestino, tanto constipação quanto diarreia

– Dor abdominal

– Rastreamento (prevenção) do câncer colorretal

– Remoção de pólipos (lesões pré-malignas), diminuindo a incidência e prevenindo o desenvolvimento do câncer colorretal

– Diagnóstico do câncer colorretal e realização de biópsias

– Dilatação de áreas de estreitamento do cólon e reto

– Diagnóstico das doenças inflamatórias intestinais (Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa)

Homens e mulheres a partir dos 50 anos de idade também devem se submeter ao procedimento como prevenção do câncer colorretal. Em casos de presença deste câncer na família, é preciso buscar a orientação médica antecipadamente, para que seja feita a recomendação individualizada, de acordo com a história familiar. ⠀

 

  • 3- Como é o preparo da colonoscopia?

O preparo é iniciado na véspera do exame, quando deve-se manter uma dieta livre de resíduos, isto é, pobre em fibras. Um simples lanchinho antes do exame pode levar ao seu cancelamento. É preciso um período de jejum absoluto de 4 horas antes do exame. Além disso, a suspensão de alguns medicamentos dias antes da colonoscopia também pode ser necessária.

O coloproctologista prescreverá um líquido laxativo que causará uma diarreia, necessária para a limpeza do intestino. O dia deve ser planejado somente para o exame. ⠀

 

  • 4- Vou sentir dor durante a colonoscopia?

O paciente é sedado por um anestesista durante a colonoscopia e desta maneira não sentirá desconforto algum. É possível que, após o exame, você sinta uma cólica, geralmente leve e passageira, devido ao ar que é injetado para a realização do procedimento a fim de melhorar a visibilidade do cólon e reto.

O paciente não deverá dirigir ou trabalhar após o procedimento. Portanto é necessária a presença de um acompanhante. No dia seguinte ao exame, o paciente poderá exercer suas atividades habituais normalmente. ⠀

 

  • 5- Há riscos durante a realização da colonoscopia?

A colonoscopia é um exame bastante seguro mas, como todo procedimento médico, existe o risco de algum problema. A taxa de complicações é de apenas 0,2% e são mais comuns quando é preciso remover pólipos.

Sangramentos, normalmente, são mínimos e facilmente controlados. Existe a possibilidade de os medicamentos usados para sedação causarem algum efeito colateral. Uma complicação possível, mas muito rara, é a perfuração do cólon. Já a transmissão de doenças pelo colonoscópio só pode ocorrer se ele não for devidamente esterilizado após outros exames.

 

  • 6- Qual a frequência em que a colonoscopia deve ser realizada?

Se não for encontrado nenhum pólipo ou lesão, é possível que você faça outra colonoscopia somente depois de 5 a 10 anos. Caso o coloproctologista encontre algum pólipo, a frequência do exame será maior. É importante ressaltar que a recomendação é sempre individualizada, de acordo com a avaliação do quadro do paciente pelo profissional.

 

  • 7- E se o médico encontrar algo, qual o próximo passo?

A colonoscopia não é apenas uma exame diagnóstico. Através dela também é possível realizar procedimentos como biópsias e remoção de pólipos. Portanto, caso seu médico encontre algum pólipo, ele já será removido, sempre que possível. Em caso de lesões suspeitas, o coloproctologista removerá uma amostra para biópsia. O resultado dela determinará a realização de outros exames ou de um tratamento contra câncer.

 

Leia mais:

2 Comentários

  1. […] 7 coisas que você precisa saber sobre a COLONOSCOPIA […]

  2. […] 7 coisas que você precisa saber sobre a COLONOSCOPIA […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?