DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) vêm se tornando cada vez mais frequentes nas últimas décadas. Uma grande variedade delas podem acometer o ânus e o reto. As mais comuns são:

- Condiloma acuminado:

É causado pela infecção pelo HPV (papilomavírus humano) e é a DST mais frequente na população. Leva ao aparecimento de verrugas anais e perianais. As verrugas podem ser únicas, mas na maioria das vezes são múltiplas, de tamanhos e formas variados, e são facilmente reconhecidas pelo coloproctologista. Certos tipos de HPV também estão associados ao câncer anogenital. Existem várias formas de tratamento, desde o uso de medicamentos locais até a eletrocauterização cirúrgica.

- Gonorréia:

É causada pela infecção por uma bactéria que leva à inflamação do reto. Os sintomas compreendem desconforto retal, saída de secreção mucopurulenta pelo ânus, coceira e sangramento. O diagnóstico é realizado pelo exame proctológico e o tratamento é feito com antibióticos.

- Sífilis:

Infecção que leva ao aparecimento de úlceras (feridas) anais. O diagnóstico é feito pelo exame proctológico associado a exames de sangue. O tratamento é feito com antibiótico injetável por via intramuscular (penincilina benzatina).

- Herpes genital:

Infecção causada pelo herpes vírus 2. Alguns pacientes podem não apresentar sintomas, enquanto outros podem apresentar dor local intensa e vesículas (pequenas bolhas) que duram de quatro a cinco dias e depois se rompem levando a pequenas feridas recobertas por crostas, havendo desaparecimento total após 2 a 3 semanas. O diagnóstico é feito através do quadro clínico e do exame proctológico. O tratamento com medicamentos antivirais pode ser utilizado para encurtar a evolução e reduzir a intensidade dos sintomas e até mesmo suprimir a crise quando utilizado logo no início dos sintomas.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?