FISSURA ANAL

A fissura anal é uma doença muito comum caracterizada por um pequeno corte ou ferimento, localizado no canal anal. Pode ser aguda ou crônica, acometer ambos os sexos e pessoas de todas as idades, sendo mais comum em adultos jovens.

Na maioria das vezes a fissura anal é causada pela constipação. A passagem de fezes endurecidas e ressecadas pelo ânus associada a um esforço evacuatório aumentado, traumatiza o canal anal levando ao aparecimento da fissura. Mas ela também pode ser causada pelo aumento da frequência evacuatória, como na diarreia, e mais raramente é observada em pessoas com hábito intestinal regular. Pode também estar associada à doença inflamatória intestinal.

Os sintomas característicos da fissura são dor e sangramento anal. A dor costuma ocorrer durante ou logo após as evacuações, cedendo em alguns minutos, mas podendo persistir por horas em alguns pacientes. O sangramento geralmente é pequeno e pode sujar o papel higiênico ou ser observado na água do vaso sanitário. Os sintomas são muitas vezes confundidos com hemorróidas pelos pacientes.

Algumas fissuras cicatrizam espontaneamente e outras se tornam crônicas e necessitam tratamento específico.

O tratamento inicialmente compreende o uso de pomadas, analgésicos, banhos de assento e regularização do hábito intestinal. Em casos que não respondem a estas medidas a cirurgia pode ser necessária.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?