DOENÇA HEMORROIDÁRIA

A doença hemorroidária é causada por uma dilatação das veias hemorroidárias e uma destruição do tecido de sustentação das mesmas. O problema pode ocorrer em qualquer idade e acomete ambos os sexos. O sintoma mais comum dos pacientes com esta doença é o sangramento que, habitualmente ocorre durante ou após a evacuação. Em alguns casos a perda crônica de sangue pode ser grave o suficiente para produzir uma anemia profunda. O prolapso (exteriorização da hemorróida pelo ânus) também é um sintoma comum. Outro sintoma frequente é a trombose hemorroidária que cursa com inflamação, dor e inchaço local.

Os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença são:

  • Hereditariedade
  • Constipação
  • Esforço evacuatório
  • Dieta inadequada
  • Gravidez

O tratamento depende da sintomatologia do paciente e pode variar desde a prescrição de analgésicos e pomadas, uso de medicamentos orais, ligadura elástica e até cirurgia. A correção do hábito intestinal é fundamental para o sucesso de qualquer tratamento. Uma dieta rica em fibras combinada à alta ingestão de líquidos, associada à atividade física, é a base do tratamento da constipação.

Para a maioria dos pacientes qualquer sintoma relacionado ao ânus é considerado doença hemorroidária. Desta forma, é muito comum encontrar pacientes se referindo a hemorróidas, quando na verdade apresentam outro problema. Várias doenças podem acometer esta região e cada uma delas possui um tratamento específico. O sangramento pelo ânus ou nas fezes também é um sintoma comum a outras doenças do ânus e do intestino, inclusive do câncer colorretal. Por isso, só o coloproctologista poderá fazer uma avaliação adequada, um diagnóstico correto e um tratamento individualizado para cada tipo de problema.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?