ABSCESSO ANAL

O abscesso anal é um processo inflamatório agudo, caracterizado pelo acúmulo de pus no tecido ao redor do ânus. Geralmente é a manifestação inicial de uma fístula anal.

O abscesso neste local pode ser consequência de vários problemas: corpo estranho, trauma local, tumores, radioterapia, tuberculose, fissura anal, imunossupressão, doença de Crohn, etc. Mas, na maioria das vezes, o abscesso não tem causa específica e parece ser devido a uma obstrução dos ductos das glândulas presentes no canal anal.

É mais comum em homens e tem um pico de incidência entre 30 e 50 anos de idade. O principal sintoma é a dor na região anal, que pode ser intensa e exacerbada pela defecação ou ao sentar-se. Pode haver também inchaço da região ao redor do ânus, febre, mal-estar, sangramento e saída de pus pelo ânus ou por um orifício ao redor dele.

O diagnóstico é feito na maioria das vezes pela história clínica e exame físico do paciente. Em alguns casos a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética podem auxiliar na localização de abscessos mais profundos.

A drenagem é o tratamento indicado e deve ser feita precocemente. O procedimento pode ser feito sob anestesia local ou raquianestesia.
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?